Ir para o conteúdo principal

Brincar é um dos aspectos mais importantes da vida de uma criança. Por quê? Porque por meio do esconde-esconde, do faz de conta e do brincar de casinha, as crianças aprendem a pensar criativamente e a interagir socialmente.

Através da brincadeira, elas se desenvolvem fisicamente e descobrem uma série de habilidades socioemocionais, e também aprendem como processar o mundo. Em suma, brincar é fundamental para o desenvolvimento de seu filho.

É fundamental estimular as crianças a brincarem, não só pela recreação, mas porque nas brincadeiras elas aprendem habilidades que são importantes para o seu crescimento. Desde que nasce, a criança se relaciona com o mundo, sendo a família o seu primeiro contato social.

Nas brincadeiras em família ela desenvolve várias capacidades: a linguagem, as motoras, as cognitivas e as afetivas. Quando a família brinca com a criança está cooperando para o seu desenvolvimento pleno e saudável.

Quais são os benefícios de brincar em família?

  • É uma chance para todos relaxarem. É importante que os adultos relaxem às vezes tanto quanto é importante para as crianças;
  • Abre canais de comunicação entre pais e filhos, pois o brincar em família aumenta a sintonia e facilita a comunicação espontânea;
  • As crianças brincam de maneira diferente e desenvolvem habilidades diferentes com pessoas diferentes. Portanto, as habilidades aprendidas brincando em família serão potencializadas;
  • O tempo em família pode ajudar as crianças a se sentirem valorizadas e parte da equipe familiar;
  • Você criará ótimas lembranças para quando as crescerem. Essas lembranças moldarão o adulto que a criança vier a ser;
  • Ajudará a formar relacionamentos mais fortes entre pais e filhos.

A diversão em família é uma parte importante da construção de uma identidade familiar forte nas crianças. Quando as famílias brincam e se divertem juntas, isso cria um vínculo que pode durar por toda a vida, além das lembranças que perdurarão por um longo tempo.

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?