Ir para o conteúdo principal

O elogio, usado corretamente, pode se tornar uma maneira muito poderosa para aumentar a autoestima dos mais pequenos. Uma criança que é elogiada da maneira certa se sentirá valorizada e aprenderá a realizar o que se propõe a fazer. Por outro lado, superproteger e elogiar continuamente nossos filhos pode ter exatamente o efeito oposto. Como devemos elogiar as conquistas de nossos filhos para promover sua autoestima e confiança?

Preparamos 6 dicas para você incentivar seu filho e também promover a sua autoestima:

1. Incentive sua independência.

Antes de mais nada, para elogiá-los, temos que deixá-los ser independentes, arriscar, fazer por si próprios, terminar o que começou, tomar decisões e aprender que suas ações têm consequências e começar a se responsabilizar por elas. Às vezes é mais fácil fazer tudo sozinhos, pois faremos mais rápido e melhor. Permita que ela faça coisas quando suas habilidades motoras permitirem. Deixe ela comer sozinha quando puder segurar bem a colher, deixe ela amarrar os sapatos sozinha, ajude a arrumar a mesa … Não se preocupe com o tempo que leva.

2. Elogie o processo e esforço, não seu resultado.

É importante não se concentrar no resultado obtido, mas no processo que o conduziu até lá. Assim estaremos promovendo esforço e trabalho, não o resultado, pois às vezes isso foge ao nosso controle. O importante é que nos esforçamos e fizemos o melhor que podíamos. Por exemplo, não diga “que desenho lindo, que artista você é”, diga “Eu gosto muito do seu desenho, especialmente a quantidade de detalhes que você colocou”.

3. Faça elogios específicos.

Se o seu elogio for geral como “Muito bem”, a criança não saberá a que você está se referindo. Se a criança, por iniciativa própria, ajudou outra criança, em vez de dizer “Como você é bom”, diga-lhe “Você viu que ela precisava de ajuda e você a ajudou, foi um gesto muito bom da sua parte”.

4. Não o elogie excessivamente.

O elogio constante pode prejudicar a autoestima das crianças. Se você se acostumar a receber elogios por tudo, ficará dependente disso. Farão tudo em busca do elogio dos outros e se sentirão muito mal quando não o receberem.
Além disso, elogios demais podem fazer com que pensem que são perfeitos ou que precisam ser perfeitos o tempo todo. Nenhuma dessas coisas é desejável.
Dizer à criança que ela é a mais inteligente, a mais bonita ou a melhor fomenta nela um sentimento egoísta, e mais cedo ou mais tarde ela perceberá que isso não é verdade, afetando negativamente sua autoestima. Seja sempre sincero. As crianças detectam quando o elogio não existe e isso as afetará negativamente. Elogie apenas quando ela realmente se esforçar. Para que não dependa de elogios, faça elogios ocasionais e imprevisíveis.

5. Observe mais e elogie menos.

As crianças acostumam-se a elogiar e a esperar, cada vez que precisam de doses maiores e agem procurando por isso. Em vez de elogiar, aponte os fatos. Não faça julgamentos sobre o que ele fez. Diga: “Você terminou sua lição de casa!” ou “Quantas cores você usou neste desenho!” Desta forma, você os motiva e os faz sentir orgulho de suas realizações.

6. Deixe o tom acompanhar o elogio.

Se nosso tom de voz não corresponder ao que estamos dizendo, prestaremos mais atenção ao tom do que às palavras. Se uma criança não vê a concordância entre os dois elementos, ela saberá que você não está sendo sincero, ela perceberá isso como uma mentira. Isso prejudica muito a autoestima delas, então temos que ter muito cuidado, não só com o que falamos, mas também como falamos.

Por meio do elogio, dizemos à criança o que ela está no caminho certo e mostramos que ela se saiu bem e, mais importante, que percebemos e valorizamos isso. Elogiar a criança é muito importante para o seu desenvolvimento, pois ajuda a promover o desenvolvimento de uma autoestima saudável, além de promover a confiança.

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?